domingo, 17 de maio de 2015

Global Big Day 2015

Foi em 09 de Maio de 2015, o dia em que milhares de observadores de aves dos quatro cantos do mundo saíram as ruas, parques, áreas verdes, enfim, saíram de suas casas com o objetivo de registrar aves e contribuir com o projeto Global Big Day - GBD, uma iniciativa do Laboratório de Ornitologia da Universidade de Cornell e do site Ebird.org. O objetivo era incluir registros de mais de 4.000 espécies no eBird em um único dia, levantando US$500.000,00 que seriam destinados à conservação de aves.

"Mais de 13.000 observadores de 127 países...
...ao final do dia 09, já haviam sido enviados registros de mais de 5900 espécies de aves"

Pois o resultado foi algo fantástico e surpreendente uma vez que a meta não só foi atingida como superada em quase 50%. Os números obtidos impressionam e dão a dimensão da observação de aves mundo afora. Mais de 13.000 observadores de 127 países enviaram um número aproximado de 41.500 listas de aves. Ao final do dia 09, já haviam sido enviados registros de mais de 5900 (5.968 no momento em que escrevo) espécies de aves, em um único dia! Para obter dados atualizados, acesse http://ebird.org/ebird/globalbigday?siteLanguage=en

"Ainda estamos em número reduzido, se comparados com outras regiões\países, mas estamos muito comprometidos, isso é incontestável!"

O Brasil foi destaque tanto pelo empenho dos observadores quanto pelo número de aves catalogadas, ficando na segunda posição do ranking em número de espécies registradas. Estima-se que mais de 1000 observadores em todos os estados do território nacional contribuíram com mais de 850 listas de espécies, totalizando cerca de 1102 aves catalogadas. Uma simples comparação  entre os números globais e nacionais para número de espécies registradas mostra a riqueza da avifauna em nosso país. Se compararmos o número de observadores, temos uma ideia do quanto a observação de aves ainda pode crescer por aqui. Se cruzarmos esses números, percebemos o quanto os observadores brasileiros se engajaram para contribuir com o GBD. Ainda estamos em número reduzido, se comparados com outras regiões\países, mas estamos muito comprometidos, isso é incontestável!


Buscando dados ainda mais regionais sobre o GBD no Brasil, no que se refere à observação de aves na região do Planalto Central (Distrito Federal e entorno), área de atuação do Observaves, aproximadamente 15 observadores enviaram cerca de 30 listas  totalizando 184 espécies catalogadas. Para o estado de Goiás, foram enviadas 15 listas de 9 observadores o que totalizou 193 espécies. 

Com a popularização do GBD espera-se uma maior contribuição do observadores na região do DF, e consequentemente, o registro de um maior número de espécies, pois, considerando-se apenas a comunidade do Observaves, são mais de 180 observadores cadastrados.

Um comentário:

Postagens populares