segunda-feira, 18 de maio de 2015

10 Anos de Avistar Brasil

Aconteceu nos dias 15 a 17 de Maio a décima edição do Avistar Brasil. Realizado, pela primeira vez, no Instituto Butantã, em São Paulo, atraiu grande público entre interessados e envolvidos com a observação de aves no país. Participar de um Avistar Brasil é altamente gratificante e motivador para quem gosta do tema ou pretende iniciar-se na atividade.

É a oportunidade perfeita para rever amigos, conhecer novas pessoas ou aquelas amizades iniciadas virtualmente através das redes sociais e do wikiaves. Nas palestras, temos a oportunidade de conhecer novos locais (hotspots) que estão despontando ou sendo preparados para a observação de aves, bem como os profissionais que atuam nas diversas regiões do país.

Projetos conservacionistas de sucesso, com seus atores principais, os detalhes, as dificuldades inerentes à atividade, são de grande valor e sempre emocionam, nos fazendo entender a importância de cada ação positiva destinada à preservação e conservação dos meios naturais. Aqui cito a ótima e emotiva palestra da Vanessa Kanaan sobre o Luigi, um papagaio-de-peito-roxo, e a sua reintrodução no Parque Nacional das Araucárias\SC, onde a espécie já havia desaparecido. Para saber mais sobre esse projeto, clique aqui.

Palestras de pesquisadores podem parecer, em um primeiro momento, um tanto quanto acadêmicas, ou difíceis de se entender para os mais iniciantes. Mas em muitas delas descobrimos coisas interessantes, como por exemplo, na palestra de Willian Menq, sobre  rapinantes migratórios, que citou o caso da Águia-Pescadora Belle, que foi monitorada desde a sua primeira migração, sendo possível conhecer a primeira rota realizada, da América do Norte ao Amazonas, bem como as rotas dos anos posteriores, e os locais onde ela repousou  até a escolha do local definitivo de invernada, para o qual o Belle retorna todos os anos.  Depois dessa palestra, refleti sobre as aparições de uma águia-pescadora no lago paranoá, em Brasília/DF, que acontece todos os anos.  Pelas dimensões do lago, pode ser o mesmo e único indivíduo que adotou o lago como residência de inverno.

Avistar Brasil no Instituto Butantã

Voltando ao Avistar, como em toda feira, há também o espaço reservado às compras. Assim, produtos diversos, de vestimentas à artigos de arte, podem ser adquiridos a quem deseja levar uma lembrança ou algo que lhe será útil para a próxima passarinhada.

Falando em passarinhadas, essas também acontecem no Avistar, e costumam despertar bastante interesse. O vídeo abaixo é uma amostra disso:




O Avistar Brasil além de promover a cultura da observação e conversação das aves em nível nacional, fomenta também a criação dos encontros regionais, que já acontecem em 8 estados brasileiros. No Distrito Federal, por exemplo, já acontece o Avistar Brasília desde 2012. Em 2015, foi realizado nos dias 25 e 26/04.

Por fim, não poderia finalizar sem deixar de agradecer e parabenizar a organização do Avistar pelo belo trabalho realizado, em especial ao Guto, por toda a sua simplicidade, atenção, carinho e genialidade por nos proporcionar um momento tão especial como o congresso Avistar.

Um comentário:

Postagens populares