quarta-feira, 28 de maio de 2014

Passarinhada no Altiplano Leste

O Altiplano Leste de Brasília é um setor de chácaras e condomínios localizado nas proximidades do Lago Sul e distante aproximadamente 15km do centro da Capital Federal. É uma região de revelo acidentado com muitos morros, pequenos vales e encostas. A vegetação predominante nas áreas mais preservadas é o cerrado strictu senso e campos sujos. Ainda é possível encontrar alguns capões de mata de galeria entre grotas, morros e mata ciliar ao longo dos córregos e margem do rio São Bartolomeu.

Foi nessa região, de belas paisagens, que os membros do Observaves realizaram duas visitas consecutivas durante o mês de maio, com o objetivo de observar e fotografar aves. A primeira passarinhada ocorreu em 06/05, com participação dos colegas Hermínio, Bertrando, João Victor e Roseanne Almeida. Nessa visita, foram registradas 39 espécies.

A segunda passarinhada no altiplano leste ocorreu no dia 11/05. Foi em um domingo de dia das mães, o que normalmente reduziria quantidade de participantes. Pelo contrário, o grupo contou com a participação de 15 passarinheiros animadíssimos. Trinta e oito espécies foram registradas, em aproximadamente 3h30min. Participaram dessa saída:

Cida Copriva e Wolf
Dilza Holland
Fernando Carvalho
Hildeor Martins
Jonatas Rocha
Leandro Espino
Leninha Caldas
Marcelo Monteiro
Ricardo Garcia
Rodrigo D'Alessandro
Roseanne Almeida e Hermínio
Tancredo Maia
Valdi Bezerra

Com a consolidação das duas listas obteve-se um total de 58 espécies observadas. A lista completa dos registros realizados, separados por dia, pode ser visualizada aqui.

Abaixo, algumas fotos feitas durante a passarinhada de 11/05.


joão-de-pau.  Foto de Marcelo Monteiro





rapazinho-dos-velhos. Foto de Marcelo Monteiro

fura-barreira. Foto de Marcelo Monteiro



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares