terça-feira, 22 de abril de 2014

ferreirinho-relógio

O ferreirinho-relógio, ou apenas ferreirinho, ou ainda relógio, é um passarinho muito pequeno e bastante peculiar. De tão pequeno, as vezes é mais fácil ouvi-lo do que observá-lo na copa de uma árvore. Tem um chamado composto de estalos, tec, tec, tec, de onde possivelmente gerou seu outro nome popular, teque-teque. Seu canto é um trinado que pode lembrar o ato de dar corda em um relógio-despertador...

... desculpem-me os mais novos se essa dica não fizer sentido a vocês, afinal não vejo um relógio-despertador de corda a muito tempo! : )

Possui o bico longo e uma cabeça relativamente desproporcional ao tamanho do corpo, sua cauda é comprida e bem fininha! Em resumo, esse passarinho é realmente uma figura!

Outra característica interessante é o seu ninho, uma bolsa que fica atada e pendurada em um graveto. Pode ser encontrado  pendente sobre riachos e as vezes pouco escondidos e ao sabor do vento. O material do ninho é composto por folhas, gravetos finos e painas reunidas e fixadas por teias de aranha. Uma obra de arte, apesar da aparência não ser lá essas coisas.

Em Brasília, é relativamente comum encontrá-lo em jardins e regiões bem arborizadas da cidade, além dos parques e áreas protegidas.

Para saber mais sobre o ferreinho-relógio, confira os links abaixo:
http://www.wikiaves.com.br/ferreirinho-relogio
Conheça o ferreirinho-relógio - Blog do Chico Sant'Anna



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares